Mulheres da Biblia_ Marta



  MARTA 

Marta e Maria, aparecem na narrativa bíblica do Novo Testamento junto ao seu irmão Lázaro, moravam em Betânia, uma vila que ficava a cerca de três quilômetros de Jerusalém, no declive oriental do Monte das Oliveiras, na estrada para Jericó.   

   Quem foi Marta de Betânia?


O nome de Marta é mencionado na Bíblia apenas nos Evangelhos de Lucas e João (Lc 10:38-41; Jo 11:1,5,19-39; 12:2), e se origina de uma raiz aramaica que significando algo como “dona” ou “senhora”. Ela é a única pessoa com esse nome em toda a Bíblia.

Muito provavelmente Marta era a mais velha entre os três irmãos, ou pelo menos mais velha do que sua irmã Maria. A narrativa bíblica que menciona que Jesus foi recebido na casa de Marta parece concordar com isso (Lucas 10:38).

Muito provavelmente Marta era a mais velha entre os três irmãos, ou pelo menos mais velha do que sua irmã Maria. A narrativa bíblica que menciona que Jesus foi recebido na casa de Marta parece concordar com isso (Lucas 10:38).

Marta é personificação da maioria das mulheres de hoje. Muitos interpretam que o texto se refere as que estão exercendo atividades seculares em suas profissões, mas não, na verdade, Marta é exemplo de uma mulher que confundiu “serviço “com FRUTO, assim como talvez você e eu e tantas outras. outras que se deixa mergulhar nas tantas atividades e se esquece de Deus.

Marta amava JESUS, isso é FATO! Não quero aqui tendenciar Marta como sendo a vilã, até por quê não era isso que Jesus quis nos mostrar através de sua vida. Ela como todas mulheres apaixonada por Cristo queria dar a Ele tudo do melhor, de mais excelente, de alto padrão de qualidade e que o fizesse sentir amado como de fato era.
Quem de nós quando amamos demais alguém não nos esforçamos com a vida para atender de forma excelente uma necessidade ou que não desejamos agradar ao máximo aquele que é amado?
Todas somos assim, está em nossa formação natural em Genesis. Adão, é criado fora do jardim do Éden e depois colocado dentro  do jardim por Deus, já a mulher, nascida do homem (dentro) foi tirada dentro do jardim. A essência feminina é de dentro, é emocional, cheia de detalhes e enriquecida pelo jardim de Deus... Tudo tem cor, tom e cheiro para nós. 
A MARTA QUE HÁ EM NÓS:

Marta não era diferente, afinal de contas ela foi escolhida para fazer o jantar para alimentar o Mestre. Era a maior habilidade de Marta, seu talento estava em servir e o fazia com mestria, mas naquele dia, ela não iria cozinhar para ninguém mais, ninguém menos que JESUS.
Ela potencializou tudo, deu o seu melhor naquele dia. Marta estava ocupada com os afazeres domésticos, preparando uma refeição para seus hospedes. É possível que se tratasse de uma refeição para pelo menos 15 pessoas, isto é, Jesus, seus doze apóstolos e ambas as irmãs, visto que o contexto imediato da passagem favorece a interpretação que na ocasião Jesus estava acompanhado de seus discípulos (Lc 12:38; cf. 10:38-42; 11:1) 

Além disso, existe a possibilidade de Lázaro ter estado presente, o que elevaria esse número para 16 pessoas. De qualquer forma, é certo que Marta estava muito atarefa enquanto Maria escutava o ensino do Senhor Jesus. 

Aqui Jesus iria iniciar sua visão referente ao mundo. Ele não vê como vemos. Ele olha o interior. Marta dirige a Jesus com um ar indignado para que sua Irmã Maria o deixasse e fosse ajuda-la. Jesus aqui explica a essência de nossa vida com ELE. Não é sobre o que você faz, mas sobre ELE e para ELE (com ELE).
Tudo nesta terra é passageiro, nada aqui permanecerá, somente seu AMOR. O tempo de Jesus era preciosíssimo, em nenhum momento Ele diz que fazer a comida ou arrumar a mesa, lavar os pratos, colocar ordem nas coisas não tinha importância.
O que Ele queria dizer é além... o ensinamento traz profundidade. O tempo que temos nesta terra é passageiro, tudo que arrumamos , irá desarrumar, todo tempo gasto em obra e serviço, pode ser delegado, dividido e feito ao invés de perfeito.  Fazer e só fazer muitas vezes nos rouba o ser e viver. Agitar nos faz perder coisas relevantes. Ir de um lado para outro, cansa e não gera frutos duradouros, mas apenas uma falsa impressão de produtividade sem conteúdo eterno.
Jesus queria dizer: Marta, faça de uma maneira mais simples quanto puder e venha ficar comigo, o que você faria, se soubesse que alguém que você ama profundamente morreria em semanas, você gastaria tempo arrumando coisas para essa pessoa, ou viveria com ela segundos de excelência?  

 Estamos trocando tudo, inverter esta na nossa essência, nossa medida esta distorcida por padrões humanos e Jesus queria tirar de Marta tantos afazeres para que ela usufruísse do que de fato ficaria nela para sempre.
 

Gastar tempo com Jesus levou Marta a ter um relacionamento superficial com Jesus no mesmo período de tempo que Maria teve com Ele. As atitudes de Marta e a maneira como ela expressava, apontava para sua profundidade. Ela estava mais rasa. O fato de mesmo ouvindo do estre que Maria escolheu a melhor parte, vemos a mesma cena se repetindo na ceia que ocorreu na casa de um homem chamado Simão, o leproso, tentam responder por que Marta estaria servindo naquela ocasião. Mateus 26:6, Marcos 14:3 e João 12:2
Alguns argumentam que a ceia era em comemoração a ressurreição de Lázaro, e por isso, mesmo sendo na casa de Simeão, Marta se ocupou de servir a mesa. Outros sugerem que talvez Simão fosse solteiro, e ao oferecer tal ceia, necessitou da ajuda de seus amigos. Outros ainda levantam a possibilidade de que talvez Marta tivesse sido a esposa desse homem. Seja como, não há como responder essa pergunta com exatidão.
O é fato! Marta está novamente SERVINDO. 

1.      Quantas vezes JESUS já te disse a mesma coisa?

2.      Quantas vezes Ele tem te pedido uma vaga na sua agenda?

3.      Quantas vezes fazer as coisas para o mundo te roubou de ter tempo de qualidade com Ele?

4.      Quantas vezes engolida pelo cansaço, você se esqueceu de ir para os pés de Jesus aprender o que Ele queira te ensinar? 

Jesus respondeu a Marta dizendo que ela estava preocupada e irritada com muitas coisas, mas que havia algo muito mais importante e excelente do que aquilo que era alvo de sua atenção. No início de sua resposta Jesus usou a expressão “Marta, Marta”, o que significava não apenas uma reprovação, mas também um conselho de terna afeição.

 JESUS QUER VOCÊ, SUA ATENÇÃO EXCLUSIVA E SILENCIOSA:
Há algo tão profundo para nos falar a esse respeito. Precisamos entender, todas nós mulheres queremos dar nosso melhor, impossível reagir de forma calma com tantas pessoas esperando um jantar. Quantas vezes fazemos tantas coisas sem perguntar a Jesus o que afinal alegraria seu coração?

Você sabe o que faz Jesus chorar?  Sabe o que alegra seu coração?

Observe que na morte de Lázaro a mesma frase de Marta foi de Maria, ( Disse pois, Senhor, se estivesse aqui, não teria morrido meu irmão) , porém evidencia a largura e profundidade na frase seguinte. (Joao 11:21)

Marta disse: Mas sei também que, mesmo agora, tudo quanto pedires a Deus, Ele te concederá, a sua fé era real, genuína e ela conhecia Jesus, sabia que Ele era o Cristo, Filho de Deus, mas seu relacionamento ainda estava pautada no milagre, naquilo que Jesus podia fazer. 

Maria já disse a mesma frase de Marta, mas seguido, de silencio ( o que creio eu que queria dizer, seja feita a tua vontade). É obvio que quem crê e tem fé verá o milagre, mas Maria assim como em toda a ocasião  na qual ela é citada, lança aos pés de JESUS, consolou-se de apenas vê-lo estar lá, sabia que a vontade Dele é maior, diz então, que  o  choro dela, fez Jesus chorar! Uau... fico imaginando isso.

Maria tinha um nível tão profundo de entrega e intimidade que faz Jesus chorar.

É lógico que Marta embora tão concentrada ainda em servir, alcançou em João 12:1-11 certa maturidade, pois não é citado que ela estava agitada e isso mostra que a admoestação amorosa de Jesus a fez mudar.



Precisamos refletir sobre o que apreendemos neste testemunho.

Jesus importa com suas raízes, com seu coração e não com sua dedicação “as coisas” para ele. Não é no muito fazer que o mundo espiritual se movimenta, mas é no muito viver (ser).

Aprenda o que faz Jesus feliz, o que realmente importa e qual a verdadeira motivação.

Sempre penso que quando Marta pede que Jesus repreenda Maria por não fazer nada, ela não queria expor sua irmã, mas sim evidenciar suas obras boas, seu serviço e quem sabe tirar um elogio de Jesus.
Ele, o Cristo, Filho do Deus vivo conhece eu e você. Ele não se deixa levar pela nossa naturalidade. Ele se constrange sim com os que não são, com os que pensam que não são capazes de um serviço, que sentem despreparados e incapacitado. 

Façamos como Marta aprendeu ... encontremos o EQUILÍBRIO.


                                                   Baixe aqui!! Download

You May Also Like

0 comentários