Você já falou com Deus hoje?
Que tal pausar agora o que você está fazendo e pedir a Deus que abençoe essa leitura?
Você pode agradecer, louvar ou fazer um pedido pessoal, pode pedir pelo grupo de sua igreja, pela sua família e falar de você com Ele, sobre seu dia, suas alegrias e aflições.
Orar a Deus é conversar com Ele. Criamos tantas regras para a oração enquanto JESUS nos chama para a simplicidade de relacionarmos com Ele. Deus criou a oração não para ser encarada como uma rotina diária a ser seguida, mas sim como um meio para você se relacionar com Ele, oferecendo o seu tempo e atenção exclusiva. Muitas vezes criamos ritos, falamos linguagem bonitas, esperamos o melhor momento, fazemos uma agenda perfeita para conversar com Ele, mas na realidade orar é simplesmente é dialogar com o Pai.
Em Genesis vemos claramente que Deus estava com Adão e Eva pelo jardim diariamente. Jesus veio para restaurar esse mesmo relacionamento quebrado com o pecado. GN 3:8
Assim, quanto mais a oração estiver presente em sua vida, mas profunda será a sua amizade com Deus. Pois um relacionamento com Deus não é diferente das outras amizades: é preciso cultivar.
Quero te trazer uma reflexão: Quando temos filhos, observe que aquele que é mais apegado com a gente, recebe mais de nós, seja a atenção, como a oportunidade de ganhar algo do Pai, assim também é com Jesus. Quanto mais próximo, mais usufruímos dEle e de tudo que Ele tem para nos dar.
Da mesma forma que você oferece o seu tempo para os que você ama na terra ,Deus deseja se tornar importante também para você e isso acontecerá quando se dedicar a Ele através das orações.
“Dediquem-se a oração”(Colossenses 4:2a, NVI)
Vamos cultivar uma vida de oração?
Precisamos dela como o ar que respiramos, não há como não dedicarmos a essa experiência.
Quando preciso orar?
SEMPRE!
A nossa tendência é buscar a Deus em oração principalmente quando surge algo difícil em nossas vidas. Não que isso seja inadequado, pelo contrário, é essencial pedirmos a ajuda e o apoio de Deus durante esses momentos. Contudo, Paulo enfatizou a importância da oração, não apenas durante as adversidades; ele encoraja a viveremos uma vida de oração contínua.
“Orem sempre.”(1 Tessalonicenses 5:17 – NTLH)
Orar sempre e continuamente significa estar sempre com Deus conscientemente, incluindo a presença Dele em nossos pensamentos e ações. É olhar para a vida sob a perspectiva de Deus e confiar Nele, permitindo que nossos caminhos sejam direcionados segundo a Sua perfeita vontade.
Paulo sabia como era maravilhoso viver com Deus sempre presente em seus dias, de forma que ele era capaz de experimentar alegria e gratidão em todas as situações de sua vida. Através da oração, nós também podemos viver sentindo essa mesma presença de Deus.
Qual postura adotar durante a oração?
# ter um coração voltado para Deus, colocar mesmo ele no centro , postura de amor, de alguém que sabe que aquele que vos fala morreu pelos seus pecados, escreveu seus dias no livro da vida e te enviou o conselheiro e consolador como selo da salvação.
O PRINCIPAL é manter o PRINCIPAL como PRINCIPAL.
O conselho de Jesus é que oremos em segredo, em um lugar onde somente Deus pode nos ver.
“Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará.” (Mateus 6:6 – NVI)
Orar em segredo é estar somente com Deus, dedicando-se um tempo com Ele, fechando a porta para outras coisas que podem prender nossa atenção isso vale para as distrações.
Pois, o mais importante nesse momento é o seu coração diante de Deus e não diante das pessoas. Enquanto os homens olham as aparências, Deus examina o coração (1Samuel 16:7). Veja o que Jesus ensina em Mateus 6:5
UM CORAÇÃO AQUEBRANTADO
Jesus queria ensinar as pessoas a orarem com humildade e contou a eles a história de um fariseu e um cobrador de impostos que foram ao templo orar.
“O fariseu ficou de pé e orou sozinho, assim: ó Deus, eu te agradeço porque não sou avarento, nem desonesto, nem imoral como as outras pessoas. Agradeço-te também porque não sou como este cobrador de impostos. Jejuo duas vezes por semana e te dou a décima parte de tudo o que ganho.”
(Lucas 18:11-12, NTLH)
O fariseu orava para ele mesmo, orar era uma forma de se enaltecer pelas suas qualidades de ser honesto, moralmente correto, dizimista assíduo e religioso. Ao se comparar com os outros, sentia-se prepotente, pois as demais pessoas não conseguiam fazer nem a metade do que ele realizava. Além disso, humilhar um pecador como o cobrador de impostos inflava ainda mais o seu ego, pois tudo afirmava que seu caráter estava bem acima desse homem.
“Mas o cobrador de impostos ficou de longe e nem levantava o rosto para o céu. Batia no peito e dizia: ‘Ó Deus, tem pena de mim, pois sou pecador!'”
(Lucas 18:13, NTLH)
Enquanto isso, o cobrador de impostos ficou longe do fariseu enquanto orava, pois seu desejo era falar apenas com Deus. Ele sentia-se indigno de olhar para Deus, pois reconhecia o seu pecado e assim, orou buscando perdão pela sua vida. O coração deste homem estava quebrantado perante Deus. Não havia o mínimo de orgulho em sua oração e tudo o que ele fez foi se apresentar a Deus da forma como ele era para receber misericórdia e graça vinda dos Céus.
“E Jesus terminou, dizendo:
— Eu afirmo a vocês que foi este homem, e não o outro, que voltou para casa em paz com Deus (…)”
(Lucas 18:14, NTLH)
Deus se alegra com a sinceridade nas orações. Um coração humilde e contrito toca o coração do nosso Pai, que é capaz de nos perdoar de qualquer pecado e culpa que pode existir em nós.
A palavra BUSCAR significa: PERSEGUIR; ir ao encalço com toda a força. Quando buscamos alguma coisa, não medimos esforços, estamos dispostos a pagar o preço para consegui-la, falamos dela e pensamos nela o tempo todo. Assim deveria funcionar com os cidadãos do céu.
“Precisamos criar o habito de buscar a face de Deus e não as suas mãos. Sua presença e não seus presentes” Joyce Mayer
Deus se agrada quando queremos passar tempo com Ele apenas porque O amamos, Ele quer que celebremos sua existência e não somente os seus feitos.
E creia, quanto mais conhecer de Jesus pela palavra mais ira se apaixonar por Ele.
– “Não ler a Bíblia é decidir não ouvir Deus aquele dia”. (Josemar Bessa)
– “Jesus Cristo, embora fosse Deus feito carne, embora fosse um homem perfeito, cheio do Espírito Santo sem medida, via que era absolutamente necessário estar com Deus. E passava tempo ali, sendo renovado e sendo fortalecido”. (Paul Washer)
– “A oração intencional, regular, disciplinada, séria, dependente de Cristo e que traz glória a Deus é uma necessidade, não legalismo”. (John Piper).
Confesso que pensar de forma mais profunda sobre esse assunto e essa responsabilidade não foi fácil. Vocês já pararam alguma vez para pensar sobre isso? Chegaram a conclusões bíblicas sobre o assunto? Seria legal conversamos sobre isso nos comentários.
Eu te convido a refletir com senso crítico, com o canhão apontado para si, no quanto você tem ciência da supremacia de Cristo sobre seu comportamento e identidade. Te convido a orar ao Senhor por reconhecimento e agradecimento da benção da filiação por meio do Cristo exposto nas Escrituras, Ele é vivo e tem promessa de retorno, para concluir em nós a obra que já foi começada. Volte para o lugar de descanso, esconda-se com Ele e depois já fortalecida saia para fora.
"Eu sinto falta do nosso tempo juntos, Senhor. Eu estou sempre correndo de um lado para o outro, presa nas demandas e tarefas diante de mim. Por favor me lembre de parar. Sua Palavra diz que estás sempre comigo; então por favor me ajude a silenciar todo esse barulho e encontrar meu descanso em Ti.”
Mulheres Virtuosas de Deus
Mulheres em Apuros
Academia de Mulheres
Bíblia de Estudo Joyce Mayer
20:45
No comentários