Mulheres da Biblia_Maria



MARIA
QUEM FOI MARIA?
Não se sabe muito sobre quem foi Maria de Betânia, apenas que era irmã de Marta e de Lázaro (Jo 11:1-46), e que como foi dito, provavelmente era a irmã mais nova entre os irmãos, visto que Marta parece assumir uma posição de liderança. 

Maria aparece com destaque em três ocasiões que ocorreram no ministério terreno de Jesus: quando ungiu o Senhor e quando preferiu ficar escutando as palavras de Jesus a ajudar sua irmã com os afazeres domésticos, além, é claro, de quando é mencionada na narrativa bíblica acerca da ressurreição de seu irmão, Lázaro.
Maria, irmã de Lázaro, ou Maria de Betânia, era uma mulher humilde e ao mesmo tempo cheia de energia e ousadia. Quando Jesus hospedou-se em sua casa, preferiu ficar ouvindo a palavra do Mestre, enquanto sua irmã envolvia-se nas tarefas domésticas (Lc 10.39). Foi reprovada por Marta, mas recebeu elogio de Jesus por ter escolhido “a boa parte” (Lc 10.41,42).

QUAL A PARTE É ESSA?


Em João 11 lemos o relato sobre a morte e a ressurreição de Lázaro, irmão de Marta e Maria. Jesus era amigo próximo daquela família, e logo que Lázaro adoeceu, as duas irmãs rapidamente trataram de fazer com que alguém avisasse o Senhor.

Provavelmente Marta e Maria esperavam que Jesus prontamente fosse visitar o amigo doente e lhe curasse, mas o que elas não sabiam é que nos planos de Deus o milagre a ser realizado era muito maior do que a cura de uma doença (Jo 11:4).

Maria, irmã de Lázaro, ou Maria de Betânia, era uma mulher humilde e ao mesmo tempo cheia de energia e ousadia. Quando Jesus hospedou-se em sua casa, preferiu ficar ouvindo a palavra do Mestre, enquanto sua irmã envolvia-se nas tarefas domésticas (Lc 10.39). Foi reprovada por Marta, mas recebeu elogio de Jesus por ter escolhido “a boa parte” (Lc 10.41,42). Na mesma semana daquele acontecimento, vemos os fato em que Maria, irmã de Lázaro, aparece protagonizando um dos momentos mais interessantes e polêmicos do ministério de Jesus.



I.                    O EXEMPLO DE MARIA

Será que nos esquecemos das promessas de Deus pra nós e estamos sucumbindo a um estilo de vida totalmente sem propósito?

Maria “escolheu a boa parte”.
Maria prefere ficar aos pés de Jesus. Lucas diz que Marta recebeu Jesus, e que se assentou aos pés de Jesus e ouvia a sua palavra (10.39). Maria deu prioridade a Jesus.

Maria tinha tarefas domésticas a realizar como sua irmã. Mas entendia que, se Jesus estava ali, naquela ocasião, a prioridade era ouvir sua palavra, e não ficar “distraída em muitos serviços”.

 Jesus respondeu de forma amorosa mas cheia de ensino precioso, que Maria escolhera “a boa parte, a qual não lhe será tirada” (10.41,42). A “boa parte” que Maria escolheu foi ouvir e aprender de Jesus, ficar a seus pés, em atitude de reverência e adoração.

Mais “Martas” do que “Marias”.

Podemos afirmar que, no mundo atual, há muito mais “Martas” do que “Marias”. A vida moderna tem exigido que a mulher deixe de ser apenas dona de casa, esposa e mãe, e assume posições profissionais. Além dos excessos de atividades, em casa, na igreja, no trabalho, estamos sendo dominados e até escravizados por redes sociais, no uso excessivo das tecnologias da informação e da imagem, a ponto de não haver mais tempo para a maior melhor parte : ESTAR COM JESUS.


1- ATIVISMO não É estar sentado aos pés de JESUS.

2 - Não deixe se confundir por isso.

3 -PRIORIDADE é dar TOTAL IMPORTANCIA a alguma atividade ou alguém.


Por favor, reflitam nesses questionamentos:

 – Você consegue ler a Bíblia quantas vezes na semana?

– Você lê a sua Bíblia já na cama e não consegue compreender direito o que leu?

– Sua oração “termina” no meio porque você acaba dormindo?

– O que tem ocupado a sua mente?

- Jesus é sua PRIORIDADE de verdade, ou você vai encaixando Ele em sua rotina?

Aqui vemos Maria ser justificada por sua boa escolha. Para nós é simples entender que Maria tenha escolhido isso, mas como eu disse era cultural que as pessoas fossem boas anfitriãs. Logo, Maria, aos olhos da sociedade, tinha escolhido errado, e não só isso, estava sendo cruel com sua irmã, deixando a ela todo o serviço. Mas Jesus, como sempre, coloca as coisas de cabeça pra baixo e mostra que em Seu Reino é preciso que olhemos para o coração. Por fora Marta parecia certa, mas o Senhor viu o coração. Marta queria aplausos, Maria queria mais dEle, e o Senhor prometeu que ninguém poderia tirar de Maria o que ela escolheu.

O conhecimento da Palavra não é apenas para nosso próprio benefício, nem tampouco o nosso relacionamento com o Senhor, ELA é vida para nosso Espirito. Ele se alimenta da VERDADE da palavra. Precisamos alimentar nosso coração com o que é do céu. Ler a bíblia, meditar por versículos,  memorizar para eternizar em nosso coração, falar do amor dele e transbordar.





MARIA, A MULHER QUE UNGIU O SENHOR

 Maria ungiu os pés de Jesus.

“Foi, pois, Jesus seis Dias antes da Páscoa a Betânia, onde estava Lázaro, o que falecera e a quem ressuscitara dos mortos” (Jo 12.1). Para o ministério de Jesus, aquela família tinha significância. Sempre que ia a Jerusalém, ou a seus arredores, hospedava-se na casa de Lázaro e suas irmãs. Betânia estava situada a três quilômetros de Jerusalém, na estrada que leva a Jericó.

a) Uma ceia para Jesus. Embora o texto não diga que a ceia foi na casa de Lázaro, Marta, certamente, foi a organizadora da refeição a ser oferecida a Cristo. Mais uma vez, ela demonstrava especial cuidado com a hospitalidade, com a recepção do ilustre visitante. “Fizeram-lhe, pois, ali uma ceia, e Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele” (Jo 12.2). Ela fez o melhor que sabia para atender bem ao grande amigo da família.


b) Maria unge os pés de Jesus. Maria surpreendeu a todos, “[...] tomando uma libra de unguento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do unguento” (Jo 12.3).
O gesto, considerado extravagante, de Maria provocou grande reboliço entre os presentes, principalmente em Judas Iscariotes. O perfume derramado de “nardo puro” equivalia a cerca de “trezentos denários”, como acentuou Judas, ou seja, quase o salário de um trabalhador durante um ano inteiro. Judas, além de traidor, era mentiroso e hipócrita. Seu cuidado não era com os pobres, com a assistência social, mas em roubar o dinheiro das ofertas (Jo 12.4-6).

c) Jesus aprova o gesto de Maria. O traidor reprovou a generosidade de Maria. Mas Jesus reconheceu a grandeza das intenções do seu coração agradecido. “Disse, pois, Jesus: Deixai-a; para o dia da minha sepultura guardou isto” (Jo 12.7). Pela fé, de forma profética, Maria ungiu antecipadamente o corpo de Jesus para o seu sepultamento. Sua visão era mais ampla e mais profunda. Marta via o amigo e visitante ilustre. Maria via o seu Salvador que haveria de morrer em seu lugar (Jo 19.39). A repercussão da presença de Jesus na casa de Maria foi tão grande que os principais dos sacerdotes deliberaram matar Jesus e também Lázaro (Jo 12.9-11).


1- Você tem oferecido o melhor para JESUS?

2- Oferecido seus recursos, dons, talentos, a melhor parte sua e mais cara?

3- Você tem dado a Ele o que sobra ou a primazia ? 
O CARÁTER HUMILDE DE MARIA

Maria, uma mulher humilde.
Maria não revidou as críticas da irmã.
Maria não se importou com sua reputação e nem com as críticas que recebeu por derramar o perfume caro aos pés de Jesus.  
Maria não “determinou, ordenou ou exigiu” direitos a Jesus quando seu irmão morre, ela simplesmente se acalma e diz que se Ele estivesse seu irmão não morreria. (mas que sua vontade seja feita)  

Maria ensina sobre PRIORIDADE, RELEVÂNCIA, DEDICAÇÃO E RENDIÇÃO à aquele que para ela era o MAIS IMPORTANTE.

Em todo o tempo somos reféns de influenciadores que nos aconselham sobre produtividade, sobre resultados e sobre como é normal vivermos esgotadas e trabalharmos sem descanso. Já encaramos a falta de tempo como uma normalidade em nossas rotinas e já aceitamos deixar sempre para depois aquelas tarefas que não nos são cobradas de imediato, priorizando aquele prazo da faculdade ou aquela proposta do trabalho.

Acordamos em cima da hora – porque gastamos nossas horas de sono com outras atividades na noite anterior, não comemos direito, não conversamos em paz com as pessoas à nossa volta e saímos de casa – ou começamos a jornada no lar, no mesmo ritmo frenético diário. Tudo esta acelerado, ansioso, agitado, e MARIA veio silenciar todas essas coisas em nos com seu testemunho de : “ Só uma coisa apenas basta.

Maria “escolheu a boa parte”. E você?

“O que você mais precisa é de Jesus. Você pode precisar dormir, pode precisar de um emprego, pode precisar de um amigo, pode precisar de dinheiro, de comida pode precisar de tudo isso, mas o que mais precisa é de Jesus”. 

Vamos perseguir aquilo (Aquele) que mais precisamos, irmãs.


                                                   Baixe aqui!! Download

You May Also Like

0 comentários