Devocional_ Como estão suas Raizes?
Reflexões em Colossenses 2 e Salmos 1
1 Porque quero que saibais quão grande combate tenho por vós, e pelos que estão em Laodicéia, e por quantos não viram o meu rosto em carne;
1 Porque quero que saibais quão grande combate tenho por vós, e pelos que estão em Laodicéia, e por quantos não viram o meu rosto em carne;
2 Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo,
3 Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.
4 E digo isto, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas.
5 Porque, ainda que esteja ausente quanto ao corpo, contudo, em espírito estou convosco, regozijando-me e vendo a vossa ordem e a firmeza da vossa fé em Cristo.
6 Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele,
7 Arraigados e Edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças.
8 Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;
9 Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade;
As raízes são imprescindíveis para as plantas. Além de fixarem, elas são responsáveis pela nutrição e, por consequência, pelo crescimento da planta. Dependendo de onde as raízes sejam colocadas, a planta conseguirá ou não ter estabilidade e alimento adequados para o seu desenvolvimento.
1º Como estão suas raízes?
Antes de irmos para o texto, quero que entendam de forma natural o que
significa: raiz, semente, ramo e Fruto!
Raiz: Parte da planta com função de absorver nutrientes e água, como
também fixar, sustentar o vegetal em um local. Em algumas plantas a raiz
tem função também de reserva de alimento.
Antes de irmos para o texto, quero que entendam de forma natural o que
significa: raiz, semente, ramo e Fruto!
Raiz: Parte da planta com função de absorver nutrientes e água, como
também fixar, sustentar o vegetal em um local. Em algumas plantas a raiz
tem função também de reserva de alimento.
Semente: É o meio de propagação do vegetal, nela encontra-se o embrião.
Caule: Possui função de sustentação da estrutura da planta, transporte de
nutrientes tanto para as folhas como para a raiz.
Caule: Possui função de sustentação da estrutura da planta, transporte de
nutrientes tanto para as folhas como para a raiz.
Fruto: É a principal função do fruto é justamente proteger a semente enquanto ela se desenvolve.
Uau!!! Amo JESUS! Profundidade quando Ele nos convida a FRUTIFICAR. Que nada mais é que guardar a palavra e viver. ( Mas o assunto hoje é raízes)
O mesmo é verdade com relação à nossa vida cristã. As raízes da nossa fé devem estar postas no lugar certo a fim de que possamos ter firmeza e plenitude de vida. Só floresceremos como mulher se estivermos enraizadas e edificadas em Cristo.
No segundo capítulo de Colossenses, à luz de quem é Cristo, do que Ele fez por nós e do que Ele espera de nós, somos chamadas atenção para estarmos enraizadas e edificadas sobre o firme fundamento que é o próprio Cristo.
SÃO AS RAIZES QUE DEFINEM OS FRUTOS
Quando a semente ( PALAVRA) é lançada e encontra no seu coração, terra fértil e apropriada para germinar, a RAIZ que será responsável totalmente para a evolução até o fruto, então até que se chegue ao FRUTO, é necessário cuidar das suas raízes.
A planta, ou seja, as FOLHAS SIM é a obra, o serviço, são seus dons, talentos, suas ações para o reino, seu IDE, sua função ministerial, seu louvor. Ezequiel diz que suas FOLHAS SERVIRÃO DE CURA.
Sua obra promove no outra cura, libertação, leva a rendição através da palavra, do pregar, das boas novas.
Para isso, somos advertidas a não nos deixar levar por ideias contrárias às verdades de Cristo, (e como tem acontecido isso nos últimos dias) e a sermos encorajadas a fincar nossas raízes no conhecimento das verdades divinas.
1. Somos advertidas a cuidar para não sermos enganadas por ideias contrárias à verdade de Cristo: (v.8) a única maneira é conhecendo as escrituras. João 15 é uma evidencia da exortação de Jesus a nós... PERMANEÇA.
Quantos são os que não leem a bíblia. É verdade isso! Nós acostumamos a ter tudo mastigado, através de livros e do acesso a todas as possibilidades das mídias pelo youtube. Precisamos ser conhecedores e praticantes da palavra.
As ideias erradas a respeito de quem é Cristo e de como devemos viver como filhas dEle vem de várias fontes. Colossenses nos mostram algumas delas:
- Ninguém engane você com filosofias e sutilezas vazias (v.8).
- Ninguém engane você com tradições vazias e legalismo (v.16,17,22,23 – comer, beber, dias de festas, lua nova, sábados, preceitos e doutrinas de homens, falsa devoção, falsa humildade, severidade para com o corpo).
- Ninguém engane você com teologias erradas (v. 18 - falsa humildade, culto a anjos).
• Filosofias e sutilezas vãs (v.8)
Grande parte das nossas crenças e convicções são moldadas pelos valores predominantes da nossa sociedade. Essas crenças e convicções se refletem na forma como vivemos, nos comportamos, falamos, sentimos. Nossas crenças, nossas convicções acabam vindo de uma mescla de informações e de uma educação de uma vida toda fortemente influenciada por filosofias alheias às Escrituras. E isso é fato mesmo para aquelas que nasceram em famílias cristãs. Boa parte do que entendemos sobre o que é ser mulher, sobre nosso valor, papel e lugar no mundo vem, por exemplo, de outras fontes que não as Escrituras.
Podemos pensar no humanismo, no existencialismo, no feminismo, nas filosofias orientais de estilo de vida, na psicologia com suas ideias de autoestima e autoajuda. Quando nos agarramos a promessas fajutas, egoístas e contrárias a palavra de Deus, como forma de atingir a realização pessoal ou solucionar nossos problemas pessoais acabamos nos encrencando ainda mais. Somente em Cristo encontramos a realização para os anseios mais profundos do nosso coração.
• Tradições vazias e legalismo (v.16,17,22,23).
Certa parte da forma como vivemos nossa vida cristã também é determinada por tradições, regras e normas que não vem das Escrituras. Impor regras, como por exemplo, com relação à modéstia, acaba por levar muitas a uma vida cristã de fachada, a uma falsa devoção, uma falsa piedade e uma falsa humildade.
É por isso mesmo que Paulo nos diz que esse tipo de coisa não tem valor algum no combate aos desejos da carne (v.23). Nossa forma de viver deve ser transformada de dentro para fora, através da obra que o Espírito Santo realiza em nós, e não de fora para dentro. Nossa forma de vestir deve ser o reflexo de um coração piedoso e não apenas uma forma de mascarar um coração pecaminoso.
• Teologias erradas (v. 18) falsa humildade, culto a anjos,
Muitas de nós têm pouco ou nenhum entendimento sobre os fundamentos verdadeiros e os princípios bíblicos mais básicos das Escrituras e por isso se tornam vulneráveis. As mulheres se tornam presas fáceis principalmente nesse contexto de mídias sociais no qual muito conteúdo de péssima qualidade está disponível e é bombardeado contra nós. Vídeos, cultos, textos, livros recheados de teologia defeituosa que acabam por se tornar o único alimento espiritual que muitas de nós recebe (a teologia feminista é um bom exemplo disso).
Como forma de nos precaver dessas influências e de sermos levadas por ideias contrárias ao ensino de Cristo, somos encorajadas a firmar nossas raízes no lugar correto.
2. Somos encorajadas a firmar nossas raízes em Cristo. (v.2,7)
Contrariando a crença de que a fé não precisa de entendimento e de que a 'letra mata', Colossenses nos adverte para que estejamos firmes no conhecimento de Cristo, enriquecidas na plenitude do entendimento (v.2), tendo pleno conhecimento do mistério de Deus (v.2), que é Cristo, em quem estão ocultos todos os tesouros da sabedoria e da ciência (v.3). A letra precisa do Espirito Santo que é conselheiro, para não nos tornarmos legalistas e colocarmos fardos pesados sobre os outros. A resposta para os doutores da lei, vinda de Jesus foi ferir o orgulho espiritual deles. Jesus diz que o fardo dele é SUAVE e o julgo é LEVE.
O mínimo de conhecimento das Escrituras seria suficiente para rejeitarmos muito do ensino humanista. Somos fracas em nossa vida cristã porque somos assediadas e influenciadas por ensinos contrários às Escrituras e porque não temos conhecimento real do nosso Deus e do que Ele diz sobre nós. Muitas mulheres tem uma visão equivocada do seu Deus e de si mesmas. Por não conhecer a Deus e ter uma teologia fraca, trocam (ou misturam) os desígnios de Deus por algo que acreditam ser melhor.
Devemos estar arraigadas, edificadas e confirmadas em Cristo (v.7). Em Cristo nós já temos TUDO o que precisamos para a vida e para a piedade (leia 2Pe 1:3).
O conhecimento verdadeiro de Cristo, um estudo profundo e sincero das Escrituras é capaz de nos fazer enxergar com clareza quem somos, para quê fomos criadas e, assim, nos fazer viver de maneira plena, de acordo com tudo o que o nosso Criador planejou para nós. Somente com nossas raízes firmadas em Cristo estaremos seguras contra as investidas do inimigo.
Só o conhecimento básico da verdade de Cristo nos protege dos ensinos errados, de pessoas que tentam colocar sobre nós um peso que o Senhor não colocou. SOMOS LIVRES NELE do julgo e fardo de homens.
• Tradições vazias e legalismo (v.16,17,22,23).
Certa parte da forma como vivemos nossa vida cristã também é determinada por tradições, regras e normas que não vem das Escrituras. Impor regras, como por exemplo, com relação à modéstia, acaba por levar muitas a uma vida cristã de fachada, a uma falsa devoção, uma falsa piedade e uma falsa humildade.
É por isso mesmo que Paulo nos diz que esse tipo de coisa não tem valor algum no combate aos desejos da carne (v.23). Nossa forma de viver deve ser transformada de dentro para fora, através da obra que o Espírito Santo realiza em nós, e não de fora para dentro. Nossa forma de vestir deve ser o reflexo de um coração piedoso e não apenas uma forma de mascarar um coração pecaminoso.
• Teologias erradas (v. 18) falsa humildade, culto a anjos,
Muitas de nós têm pouco ou nenhum entendimento sobre os fundamentos verdadeiros e os princípios bíblicos mais básicos das Escrituras e por isso se tornam vulneráveis. As mulheres se tornam presas fáceis principalmente nesse contexto de mídias sociais no qual muito conteúdo de péssima qualidade está disponível e é bombardeado contra nós. Vídeos, cultos, textos, livros recheados de teologia defeituosa que acabam por se tornar o único alimento espiritual que muitas de nós recebe (a teologia feminista é um bom exemplo disso).
Como forma de nos precaver dessas influências e de sermos levadas por ideias contrárias ao ensino de Cristo, somos encorajadas a firmar nossas raízes no lugar correto.
2. Somos encorajadas a firmar nossas raízes em Cristo. (v.2,7)
Contrariando a crença de que a fé não precisa de entendimento e de que a 'letra mata', Colossenses nos adverte para que estejamos firmes no conhecimento de Cristo, enriquecidas na plenitude do entendimento (v.2), tendo pleno conhecimento do mistério de Deus (v.2), que é Cristo, em quem estão ocultos todos os tesouros da sabedoria e da ciência (v.3). A letra precisa do Espirito Santo que é conselheiro, para não nos tornarmos legalistas e colocarmos fardos pesados sobre os outros. A resposta para os doutores da lei, vinda de Jesus foi ferir o orgulho espiritual deles. Jesus diz que o fardo dele é SUAVE e o julgo é LEVE.
O mínimo de conhecimento das Escrituras seria suficiente para rejeitarmos muito do ensino humanista. Somos fracas em nossa vida cristã porque somos assediadas e influenciadas por ensinos contrários às Escrituras e porque não temos conhecimento real do nosso Deus e do que Ele diz sobre nós. Muitas mulheres tem uma visão equivocada do seu Deus e de si mesmas. Por não conhecer a Deus e ter uma teologia fraca, trocam (ou misturam) os desígnios de Deus por algo que acreditam ser melhor.
Devemos estar arraigadas, edificadas e confirmadas em Cristo (v.7). Em Cristo nós já temos TUDO o que precisamos para a vida e para a piedade (leia 2Pe 1:3).
O conhecimento verdadeiro de Cristo, um estudo profundo e sincero das Escrituras é capaz de nos fazer enxergar com clareza quem somos, para quê fomos criadas e, assim, nos fazer viver de maneira plena, de acordo com tudo o que o nosso Criador planejou para nós. Somente com nossas raízes firmadas em Cristo estaremos seguras contra as investidas do inimigo.
Só o conhecimento básico da verdade de Cristo nos protege dos ensinos errados, de pessoas que tentam colocar sobre nós um peso que o Senhor não colocou. SOMOS LIVRES NELE do julgo e fardo de homens.
Só o conhecimento nos ajuda a rejeitar, identificar, reconhecer as influências mundanas sobre a forma de entendermos e vivermos a nossa vida cristã. Nos últimos tempos o homem se afastaria da sã doutrina e seus ouvidos teriam coceiras. 2TM4:3
Você precisa desintoxicar!
Afastar por 30 dias de tudo que não seja a Bíblia e deixar o Espirito Santos fazer o papel que lhe cabe. Ele anseia em falar de Jesus á nós.
Portanto, assim como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, também andai nele, arraigados e edificados nele e confirmados na fé, como fostes ensinados, sempre cheios de ações de graças (v. 6,7) porque nele habita toda plenitude nele temos também a nossa plenitude (v. 9,10). Só ligadas à Cabeça, que é Cristo, é possível haver desenvolvimento e crescimento (v. 19), conhecendo o nosso Deus, entendendo o que ele fez e seu plano para nós.
Seja Grata: FP 4:6
Afastar por 30 dias de tudo que não seja a Bíblia e deixar o Espirito Santos fazer o papel que lhe cabe. Ele anseia em falar de Jesus á nós.
Portanto, assim como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, também andai nele, arraigados e edificados nele e confirmados na fé, como fostes ensinados, sempre cheios de ações de graças (v. 6,7) porque nele habita toda plenitude nele temos também a nossa plenitude (v. 9,10). Só ligadas à Cabeça, que é Cristo, é possível haver desenvolvimento e crescimento (v. 19), conhecendo o nosso Deus, entendendo o que ele fez e seu plano para nós.
Seja Grata: FP 4:6
Uma das marcas da mulher enraizada e edificada em Cristo é ser cheia de gratidão. Agradecemos tão pouco.
Por que nos sentimos tantas vezes tão vazias? Parece que sempre queremos algo a mais!
Por que parece que nossa alegria, disposição, animação estão no fim? Por que nos sentimos tantas vezes tão vazias? Parece que sempre queremos algo a mais!
Porque nossa alegria depende de circunstâncias?
Não produzimos frutos e nem perfumamos porque aquilo que nos nutre não é saudável. Vivemos a vida em Cristo como um salgadinho, miojo , tudo raso e instantâneo.
Que nossas raízes estejam firmadas no nosso Salvador Jesus. Nele temos a PLENITUDE. Nele temos tudo o que precisamos para a nossa vida cristã. Somente com nossas raízes firmadas em Cristo podemos florescer. Leia Filipenses 4... Veja a carta de Paulo enquanto estava encarcerado em Roma.
Que nossas raízes estejam firmadas no nosso Salvador Jesus. Nele temos a PLENITUDE. Nele temos tudo o que precisamos para a nossa vida cristã. Somente com nossas raízes firmadas em Cristo podemos florescer. Leia Filipenses 4... Veja a carta de Paulo enquanto estava encarcerado em Roma.
Para concluir abra em JEREMIAS 17
O Senhor Deus diz: “Eu amaldiçoarei aquele que se afasta de mim, que confia nos outros, que confia na força de fracos seres humanos. Ele é como uma planta do deserto que cresce na terra seca, no chão salgado, onde não cresce mais nada. Nada de bom acontece com ele. “Mas eu abençoarei aquele que confia em mim, aquele que tem fé em mim, o Senhor. Ele é como a árvore plantada perto da água, que espalha as suas raízes até o ribeirão. Quando vem o calor, ela não tem medo, pois as suas folhas ficam sempre verdes. Quando não chove, ela não se preocupa; continua dando frutas. “Quem pode entender o coração humano? Não há nada que engane tanto como ele; está doente demais para ser curado. Eu, o Senhor, examino os pensamentos e ponho à prova os corações. Eu trato cada pessoa conforme a sua maneira de viver, de acordo com o que ela faz.” Jeremias 17:5-10
Fonte : Mulheres em Apuros
Bíblia Joyce Mayer
Corrigida e
Baixe aqui!! Download
3 comentários