Mulheres da Biblia_ Noemi




CONTEXTUALIZAÇÃO DO LIVRO DE RUTE
Para falarmos de Noemi, Orfa e Rute vamos entender o que se passava em Belém.
 A bíblia diz no livro de Rute que Noemi, tinha um marido que se chamava Elimeleque, este poderia sem sombras de dúvidas se sentir o homem mais honrado e feliz daquela época.  
Sua esposa Noemi era uma mulher judia que o amava muito, era temente ao Senhor. Não bastassem suas qualidades que vamos perceber, ela concebeu dois varões que dariam continuidade à descendência de seu marido Elimeleque: Malom e Quiliom, efreus, de Belém de Judá.
O que estava acontecendo em Belém de Judá? Originalmente em neste período exatamente houve grande fome. Belém era considerada a terra do pão e neste período não havia pão na casa do pão.
A decisão de ir para Moabe, veio por ver a situação de sua família, olhar para a circunstância e não ver nenhuma possibilidade humana de melhoras.
Naquele momento a confiança em Deus foi desprezada, a carga emocional deixa de lado então a consciência do espirito e é substituída pela lógica convencional do coração.

VAMOS RELEMBRAR SOBRE MOABE:
·        Moabe ficava a leste do mar morto. Esse país originou-se com Moabe, filho de uma relação incestuosa de Ló com sua filha mais velha (Gn 19:37).
·        Séculos mais tarde, os judeus enfrentaram a oposição de Balaque, rei de Moabe, por meio do profeta Balaão (Nm 22:25).
·        Moabe oprimiu Israel por 18 anos durante o tempo dos juízes. Não podemos esquecer também que por causa da adoração idólatra de Moabe a Quemos (1Rs 11:7 e 33 / 2Rs 23:13) e sua oposição a Israel, Deus amaldiçoou Moabe (Is 15:16 / Jr 48 / Ez 25:8-11 / Am 2:1-13).
A decisão errada de um homem, comprometeu a sua casa, pois ele creu que a força de seu braço, do seu plano, da sua estratégia, era superior aos acontecimentos permissivos de Deus em Belém de Juda.

PENSANDO ALTO:

O maior problema da humanidade através dos séculos é a não confiança em Deus. O homem diz que vai obedecer esperar e confiar, mas quando as dificuldades batem na porta, a maioria das pessoas tomam decisões precipitadas, tentando alcançar refúgio nos dias maus.
O que Deus espera de você é que quando o dia mal chegar, que você resista ele e continue firme na presença do altíssimo. O Salmista disse: “Entrega teu caminho ao Senhor, confia nele, e ele o fará” (Sl 37:5).
O único que sabe a respeito de seu futuro é Deus. Por mais que Moabe não tivesse sido acometida da fome, isso não significava que eles estavam sobre a “bênção” de Deus.
 Elimeleque tomou uma decisão EMOCIONAL, característica de várias ações nossas. Quem sabe seu coração dizia: “Vai para Moabe, a cidade não está sobre a grande fome e lá você poderá sobreviver numa boa!” Esse é um dos grandes problemas: o que está dentro do coração! A bíblia diz: Enganoso é o coração, mais perverso do que todas as coisas; quem o conhecerá? (Jr 17:09).

Se Deus até agora não te respondeu e nem tão pouco confirmou sua petição, permaneça onde você está e lembre-se: Você pode fazer planos e sonhar, mas a última resposta vem da boca de Deus! (Pv 16:01).
   A família então saiu de Belém (que significa ''a casa do pão'') em Judá (''louvor'') para ir a Moabe (que significa: "que pai?"). O significado de Moabe nos dá uma visão do estado de espírito de Elimeleque. Ele duvidou do amor, provisão e paternidade de Deus e escolheu sair de onde Deus o colocou. 

CONFIAR EM DEUS OU FUGIR? 

Elimeleque e Noemi estavam em uma situação difícil, tendo que escolher entre duas opções: confiar em Deus ou fugir... eles escolheram a última.
Foi uma decisão que custou a vida de Elimeleque e dos dois filhos. Nós lemos que eles saíram de Belém (que significa ''a casa do pão'') em Judá (''louvor'') para ir a Moabe (que significa: "que pai?"). O significado de Moabe nos dá uma visão do estado de espírito de Elimeleque. Ele duvidou do amor, provisão e paternidade de Deus e escolheu sair de onde Deus o colocou. 

REFLEXÃO FINAL
Por pior que sejam as circunstâncias não podemos buscar ajuda no Egito (Mundo).
Depois de sermos libertos do cativeiro do Egito vamos querer voltar para lá? Mesmo que seja para escapar de situação de pressão?
Temos que nos manter firme na boa terra, confiando no que Deus tem preparado para nós – Nossa Canaã independe de como esta, confiar é permanecer onde DEUS te colocar...

NOEMI

REFERÊNCIA BÍBLICA: Rute 1:1-22; 2:1-2, 6, 18-23; 3:1-6, 16-18; 4:3, 5, 9, 14, 15-19
SIGNIFICADO DO NOME: "deleite”, “amável” ou “agradável”,
LOCAL: Belém de Judá e Moabe
ÉPOCA: 1268 a.C.
 RELACIONAMENTO COM DEUS:
•Mulher temente e serva de Deus.
RELACIONAMENTOS COM O PRÓXIMO:
•ESPOSO: Elimeleque;
FILHOS: Malom e Quiliom;
•NORAS: Rute e Orfa;
PESSOAS ENVOLVIDAS: Boaz, belemitas, vizinhas, Obede.
RESUMO DA VIDA:

Noemi saiu de sua terra, Belém, na tribo de Judá, a destino de Moabe, como esposa de Elimeleque e mãe de Malom e Quiliom. Anos depois, voltou como viúva, desfilhada, amparada por uma sua nora, Rute. Suas vizinhas e amigas tentaram consolá-la, mas pouco podiam fazer. Rute encontrou um trabalho no campo de Boaz, um parente próximo do falecido esposo de Noemi. Esta, então, se encheu de esperança ante a possibilidade de Boaz se casar com Rute e lhe dar um netinho. Ela deu um bom conselho à sua nora e depois quando todo o conselho produziu seu efeito, ela pôde se alegrar com os resultados: ela se tornou a ama do filho de Boaz e
Rute, Obede. O nascimento de Obede claramente foi providência de Deus (Rt 4:14,15).
Noemi quer esquecer seu nome:
O nome Noemi significa “deleite”, “amável” ou “agradável”, do original na’omi. Entretanto, após todos os problemas que lhe acometeram, ao retornar a Belém Noemi não quis mais ser chamada pelo seu nome.
Ela havia saído de Belém com uma família proeminente, repleta de esperança por dias melhores, mas estava retornando sem seu marido, sem seus filhos, sem esperança e sem alegria.
Todo o infortúnio que lhe atingiu ela atribuiu a Deus, e por isso quis ser chamada de Mara, um nome que expressava toda sua amargura conforme ela mesma dizia: “chamai-me Mara; porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso” (Rt 1:20).

O nome estava diretamente ligado à pessoa e as suas características, você sabia?  

PROPÓSITO:
•O propósito de vida de Noemi foi o de ser mulher, esposa, mãe, sogra, viúva e avó, de fé exemplar.
DEVO IMITAR:
•Posso influenciar as pessoas ao meu redor com o meu testemunho, atraindo-as a Deus;
•Devo me inspirar no altruísmo e amor de Noemi nos relacionamentos.
DEVO EVITAR:
•Em tempos de crise não preciso me afundar em tristeza. Devo me lembrar que essa é uma fase ruim e que ela será superada.
PENSAMENTO:
 “Ao longo da vida, Noemi precisou descer do alto da sua felicidade e cair no vale profundo e sombrio da tristeza. […] Porém, louvado seja o Senhor! Ele não deixou Noemi em seu vale de desespero, desânimo e pobreza.”
 Elizabeth George, em “Mulheres que amaram a Deus”


No livro de Rute, a história de Noemi começa no meio de grandes tragédias, mas termina com a bênção da misericórdia Divina. A vida de Noemi nos ensina, sobretudo, que é Deus quem está no controle de todas as coisas, Ele é quem conduz a História e nada foge do seu controle.
Aos olhos humanos, Noemi estava destruída, privada da felicidade, mas nos planos soberanos do Senhor Noemi voltaria a sorrir, segurando no colo aquele que foi avô do grande rei Davi, cuja descendência resultou na vinda do Messias (Rt 4:18-22; Mt 1).
REFERÊNCIAS CONSULTADAS:
A BÍBLIA EM ORDEM CRONOLÓGICA: Nova Versão Internacional/edição autorizada da obra de Edward Reese (org.); tradutor Judson Canto (títulos e textos explicativos). São Paulo: Editora Vida, 2003.
BLOGLISLAND - MULHERES DA BIBLIA 

DANIEL CONEGERO
BÍBLIA DE ESTUDO DA MULHER DE FÉ: Nova Versão Internacional. Editora Geral: Jean E. Syswerda. Tradução: Cecília Eller. São Paulo: Editora Vida, 2014.

Baixe aqui : DOWNLOAD!!

You May Also Like

1 comentários