Mulher da Biblia_Rute



RUTE


REFERÊNCIA BÍBLICA: Rute 1:4,6-19,22; 2:2,3,5-23; 3:1-18; 4:5,10,11,13,15

SIGNIFICADO DO NOME: Rute, versão adaptada para o português do nome
Hebraico Ruth, significa “companheira”, “amiga” e “visão da beleza”. Deriva da palavra hebraica que tem o mesmo significado. É um nome conhecidamente bíblico, tendo, inclusive, um livro nomeado a partir dele, por conta da bisavó do Rei Davi, Ruth.
SIGNIFICADO DO NOME: Para alguns “Companheira”, para outros o significado do nome é desconhecido.

LOCAL: Moabe e Belém de Judá
ÉPOCA: 1268 a.C.

 RELACIONAMENTO COM DEUS:

•Uma serva fiel do SENHOR.

RELACIONAMENTOS COM O PRÓXIMO:

•SOGRA: Noemi
•ESPOSO: Quiliom
•REMIDOR: Boaz
•FILHO: Obede

•PESSOAS ENVOLVIDAS: Elimeleque, sogro de Rute (Rt 1:1-2,5); Malom, cunhado de Rute (Rt 1:2,4; 4:10); Orfa (Rt 1:4,14,15; 4:10); o parente Remidor (Rute 3:12; 4:1); o povo de Belém (Rute 1:19); 10 anciãos de Belém (Rute 4:2,11e12); as mulheres de Belém (Rute 4:14).

DETALHES 

Um dos capítulos mais conhecidos e utilizados por casais e amizades esta no livro de Rute:

Rute e Noemi
Não me instes que te abandone e deixe de te seguir: pois para onde quer que tu fores, irei eu; e onde quer que tu pousares, pousarei eu: o teu povo será o meu povo, e o teu Deus o meu Deus. Onde quer que tu morreres, morrerei eu, e ali serei sepultada. Isto me faça Javé, e ainda mais, se outra coisa que a morte me separar de ti (Rute 1:16-17).

QUEM FOI RUTE?

Rute foi uma moabita que viveu no período dos juízes, e que aparece como personagem principal do livro do Antigo Testamento que leva seu nome.O significado do nome “Rute” é discutido entre os estudiosos, porém há uma possibilidade do hebraico rut ser derivado de re’ut que significa algo como “companhia feminina.
 Rute se casou com dois fazendeiros judeus. Primeiro com Malom (Rt 4:10), depois, já viúva, casou-se com Boaz. Malom era o filho primogênito de Elimeleque e Noemi (Rt 1:2; 4:3), e Boaz era um parente de Elimeleque (Rt 4:3).
O relato bíblico nos revela que os dois filhos de Elimeleque se casaram com mulheres moabitas. Elimeleque e sua família eram israelitas vindos de Judá, e partiram para Moabe durante um período de fome.


As duas voltaram para Belém, a fome já havia passado e estava em época de colheita da cevada. Para conseguir sustentar a si própria e a sogra, Rute decidiu ir para os campos para colher as espigas que lá ficavam depois da colheita, já que a lei permitia que os pobres fizessem isso.
O campo era de posse de Boaz, que a aceitou por saber da lealdade que ela tinha com Noemi. Assim, ela passou a colher nos campos dele tanto na cevada quanto na colheita de trigo.



RESUMO DA VIDA:
A história de Rute se divide em 4 partes:

1. Rute, uma moabita (Moabe era filho de Ló e sua filha), se casa com o judeu, Malom, filho de Noemi. Malom morre e Rute decide acompanhar Noemi, sua sogra israelita, para Belém, na nação de Israel.
2. Rute passa a trabalha nos campos de Boaz e recebe os cuidados dele.
3. Ouvindo o conselho de Noemi, Rute vai ao eirado, onde Boaz estava e pede para ser redimida.

4. Boaz se torna o remidor de Rute, se casam e têm um filho chamado Obede.


O QUE ESSA HISTÓRIA MOSTRA?

Como em toda a Bíblia podemos tirar muitas informações e lições dessa história, mesmo ela sendo curta, está carregada de sentimentos. Rute é uma mulher que passou de descrente para temente a Deus, em um percurso que fez apenas o certo e sempre conquistou o que precisava, sem ao menos dizer que era aquilo que queria.

Ela foi uma mulher que nos ensina a ter coragem, a sermos leais, a trabalharmos arduamente para ajudar não só a nós, mas ao próximo também, e sempre ter respeito, assim como ela teve por Noemi. Não era a obrigação dela, poderia nem ser o que ela imaginava na sua infância, mas a sua vida mudou, ela conheceu Deus e aceitou e essa é a maior lição que podemos seguir.

PROPÓSITO:
•Mostrar que Deus é o Deus da Providência, o Deus que muda a sorte e o Deus da graça;

•evidenciar a amizade sem interesses entre duas mulheres de nações, culturas e idades diferentes;
•Provar a importância e o valor da redenção, no qual Boaz figura a Cristo.


DEVO IMITAR:

•Devo imitar a coragem, amor, humildade e lealdade de Rute, mesmo em tempos de crise;

•Preciso desenvolver dedicação e respeito por minha sogra;

•Preciso refletir a presença de Deus em minhas ATITUDES.

•Posso desenvolver a mesma fé de Rute, confiando a Deus meu futuro e escolhendo servi-lo para sempre;

•Devo ser diligente, disposta e trabalhadeira;

•Devo me tranquilizar quanto as recompensas que Deus me dará pela minha fidelidade a Ele.

DESTAQUE

“Deus veio à Terra como Jesus Cristo para se tornar nosso parente resgatador. Por meio de sua morte, Ele nos comprou do pecado e nos reivindicou como Suas. Ele deliberadamente cumpre o papel de protetor e provedor e possibilita que tenhamos vida nova. E tudo começa quando lhe pedimos que estenda Sua capa sobre nós.…estende a tua capa sobre a tua serva, porque tu és resgatador. Rute 3:9”
Dianne Neal Matthews, em “Um ano com as mulheres da Bíblia”
LEMBRANÇA PARA VOCÊ

Rute é um exemplo de perseverança, a tomo como exemplo na nossa relação com Deus, muitas vezes se deparamos com situações difíceis, e a primeira coisa que vem na mente é desistir nos primeiros obstáculos, ora, tudo tá saindo dos meus planos, tá tudo dando errado, essa é melhor forma né?

“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.”

(Isaías 55: 8-9)

REFERÊNCIAS CONSULTADAS:

A BÍBLIA EM ORDEM CRONOLÓGICA: Nova Versão Internacional/edição autorizada da obra de Edward Reese (org.); tradutor Judson Canto (títulos e textos explicativos). São Paulo: Editora Vida, 2003.

BÍBLIA DE ESTUDO DA MULHER DE FÉ: Nova Versão Internacional. Editora Geral: Jean E. Syswerda. Tradução: Cecília Eller. São Paulo: Editora Vida, 2014.

CHAMPLIN, Russell Norman. DICIONÁRIO A-Z. São Paulo: Hagnos, 2001. Vol. 6 e 7.

CHAMPLIN, Russell Norman. O ANTIGO TESTAMENTO INTERPRETADO: VERSÍCULO POR VERSÍCULO: Juízes. São Paulo: Hagnos, 2001. Vol. 2.

MATHEWS, Dianne Neal. UM ANO COM AS MULHERES DA BÍBLIA. Tradução por: Elisa Tisserant de Castro. Curitiba: Publicações Pão Diário, 2016. Dianne Neal Matthews, em “Um ano com as mulheres da Bíblia”

                                                  Baixe aqui!!  DOWNLOAD

You May Also Like

0 comentários