Mulheres da Biblia_ Mulher com fluxo de sangue





MULHER DA BÍBLIA: Mulher com fluxo de sangue

NOME:: Sem citação do seu nome.
PESSOAS ENVOLVIDAS: Jesus e seus discípulos e multidão 
FRASE: Quem tocou no meu manto?
CONTEXTUALIZANDO

Quero contextualizar essa situação antes de falarmos sobre ela. Antes de começar quero deixar aqui o que significa nesta época uma mulher com fluxo contínuo de sangue:

Naquela época o povo judeu era regido pela Lei de Moisés que decretava que “a mulher, quando manar fluxo do seu sangue, por muitos dias fora do tempo da sua menstruação ou quando tiver fluxo do sangue por mais tempo do que o costumado, todos os dias do fluxo será imunda, como nos dias da sua menstruação. (Lv. 15.25).

A Lei determinava ainda aos filhos de Israel que “lancem para fora do arraial todo leproso, todo o que padece fluxo e todo imundo por ter tocado em algum morto; tanto homem como mulher os lançareis; para fora do arraial os lançareis, para que não contaminem o arraial” (Nu. 5.2-3).

O ENCONTRO COM O MÉDICO DOS MÉDICOS:

 O evangelista Marcos relata no capítulo 5 do seu evangelho que, certo dia, Jesus acompanhava um dos chefes da Sinagoga, chamado Jairo, a sua casa, pois ele pedira que Cristo curasse sua filha. (Mc. 5.21-24).

No caminho, uma mulher que padecia de fluxo de sangue há 12 anos e que já tinha gasto suas economias com médicos sem obter a cura, toca na orla das vestes de Jesus e fica curada. (Mc. 5.24b-34).

Esse é uma passagem muito conhecida da história de Jesus e foi relatada pelos evangelistas Mateus (Mt.9.20-22), Marcos (Mc.5.24-34) e Lucas (Lc.8.43-48).

Tal relato nos revela verdades muito importantes sobre as quais quero refletir neste texto:

As Escrituras não declaram o nome daquela mulher nem outros detalhes adicionais, mas dá uma informação importante: ela sofria de uma hemorragia (fluxo de sangue) há 12 anos.


TRÊS OBSTÁCULOS ENFRENTADOS PELA MULHER:

1- O OBSTÁCULO DO PRECONCEITO.

Havia um problema social, pois ela era considerada imunda (Lv.15.19-30). Tudo e todos que a tocavam tornavam-se impuros. Esta mulher vivia isolada do seu convívio social, era discriminada e desprezada pela sociedade. Este preconceito social a impedia de aparecer em público, pois também corria o risco de ser apedrejada, todavia ela rompeu este obstáculo e enfrentou os preconceituosos.  

Talvez, não sabemos, mas certamente abandonada por seus familiares, padecendo de um mal aparentemente sem cura, ouviu falar de Jesus. (Mc.5.27) e quando ouviu teve fé (Rm. 10.17) e sua fé foi tamanha que dizia consigo “Se eu apenas lhe tocar as vestes ficarei curada” (Mc. 5.28).

2 - O OBSTÁCULO DA MULTIDÃO.
Certamente aquela mulher considerou a dificuldade de ir até Jesus, pois naquela época não havia internet, carro ou GPS; para se encontrar alguém como Jesus, que passava os dias caminhado e anunciando a boa nova, teria de busca-lo, mas a Palavra diz que aquele que busca-lo de todo o coração o encontrará (Jr. 29.13 e Lc. 11.9). Ela resolveu busca-lo e o encontrou.


Quando ouviu falar de Jesus, a mulher decidiu procurá-lo.

Jesus era a sua única esperança de ser curada e ter novamente o seu lugar como uma vida de rotinas normais. Sabemos quando nossas rotinas são importantes (mesmo quando reclamados delas). Quando uma enfermidade nos assola.

Com grande coragem e determinação, a mulher enfrentou a multidão e conseguiu alcançar e tocar Jesus. A sua fé foi persistente, ela não olhou para dificuldade de ter que enfrentar a multidão, mas se levantou e partiu ao encontro de Jesus. 

Este exemplo de fé persistente, nos leva a acreditar que nenhum obstáculo será grande quando decidimos romper a multidão de problemas que nos cercam e correr até JESUS. 

Aquela mulher também considerou os perigos:

·        Como as pessoas reagiriam se soubessem que ela estava imunda?

·        Como os discípulos reagiriam?

·        Como Jesus reagiria? Afinal a Lei dizia que qualquer um que tocasse “a imundícia de um homem, seja qual for a imundícia com que se faça imundo, e lhe for oculto, e o souber depois, será culpado” (Lv. 5.3).

·        Quantas vezes a sua REPUTAÇÃO e seus MEDOS de paralisaram?
         
É sempre assim, para nos ajudar e nos levar para frente, ninguém aparece, mas para nos criticar, nos dar palavras de desânimo e nos fazer desistir, tem muitos. 

A mulher do fluxo de sangue, não desanimou diante das criticas dos seus opositores, mas insistiu no seu propósito e conseguiu tocar nas vestes de Jesus.
Ela estava disposta a mudar sua vida se encontrando com JESUS.


3 - O OBSTÁCULO DAS CRITICAS.

Apesar dos evangelhos não relatarem que a mulher do fluxo de sangue foi criticada por sua atitude, todavia fica subentendido que sim.


Os evangelistas também não dizem que ela saiu gritando ao encontro de Jesus. Mas, ela foi disfarçadamente em silêncio para não ser percebida pelas pessoas. É bem provável que alguns a perceberam e reprovaram a sua atitude, mas mesmo debaixo de oposições e críticas, ela não desistiu, venceu os críticos e conseguiu chegar até Jesus.

 Mas ela estava movida pela fé e, não se abatendo pelas dificuldades nem pelos perigos, foi até Jesus e, após se espremer entre a multidão, tocou em suas vestes, naquele instante “se lhe estancou a hemorragia, e sentiu no seu corpo estar curada do seu flagelo (Mc. 5.29).

 Mais uma cura maravilhosa realizada por Jesus. Para muitos, talvez, a história poderia terminar aí, a obra já estaria completa, mas para Jesus, cujos pensamentos são muito mais altos que os nossos (Is. 55.9) não era assim, ainda faltava algo e, mesmo conhecendo todas as coisas (Jo. 21.17) perguntou: “Quem me tocou nas vestes?” (Mc. 5.30).



Que tremendo, quantas vezes você já se questionou, que mediante a tantas coisas para Deus se preocupar, por que Ele ouviria você? Aqui Ele mostra o poder que há no crêr, na fé, no ousar, no avançar e correr em sua direção.

Jesus queria fazer mais na vida daquela mulher, não apenas a cura pela cura, Ele queria fazer a obra completa. Como todos negassem (Lc. 8.45) e até mesmos seus discípulos não entendessem a pergunta do Mestre (Mc. 5.31) aquela mulher atemorizada e tremendo, prostrou-se diante de Jesus e declarou-lhe toda a verdade (Mc. 5.33).

Era o que faltava. Jesus estava dando àquela mulher a oportunidade da salvação, Ele não daria a ela uma cura em meio a segredos. Mas ao se prostrar diante do Mestre aquela mulher reconhece Seu senhorio em sua vida e ao contar toda a verdade tira de sobre ela a culpa, pois nada há oculto que não será revelado (Mt.10.26), e declara a todos as maravilhas do Senhor.


Pense que o inicio do texto diz que ela GASTOU tudo o que tinha, todos os seus recursos... assim Deus faz, opera quando você não tem mais nada a esperar dos seus recursos naturais, para que a HONRA E A GLORIA SEJA MANIFESTA.

  

Jesus, então, dá por concluída a obra, pois deu àquela mulher a salvação: “Filha, a tua fé te salvou”: a paz “vai-te em paz” e a cura permanente: “e fica livre do teu mal” (Mc. 5.34).  

A bíblia afirma que a FÉ daquela mulher a curou, diante de uma impossibilidade de no meio de uma multidão que o espremia, Jesus sensibilizou com seu toque. Eram milhares de pessoas o tocando, mas essa chegou ao seu coração.
 Leia Hebreus 11:6

·        Agora pense em você. Quando Deus olha para você, Ele vê que tipo de fé, quantas vezes você foi paralisada por opiniões alheias?

·        Você tem buscado apenas seus recursos naturais, confiando em coisas e pessoas ao invés dele?

 Deus quer curar você, o sangue que paralisa sua alma, que te feriu pode ser estancado por ELE... JESUS!

Deixemos o Senhor fazer toda a Sua Obra em nós, para isso, prostremos a seus pés e confessemos a Ele toda a verdade, pois assim Ele, além da cura, nos dará a salvação, a paz e nos livrará de todo o mal. Quem me tocou? Que essa pergunta seja para nós como fé.
REFERENCIAS:

PRECEITOS DE FÉ
BÍBLIA DE ESTUDO JOYCE MAYER
MULHERES NA BIBLIA -EUNCE FAITH



                                  Baixe aqui!!  Download . 





You May Also Like

0 comentários