Reflexões _Ester


REFLEXÃO SOBRE ESTER

 Assim como outras grandes figuras femininas da história bíblica, Ester foi uma grande mulher! Órfã e judia, vivia em terra estrangeira com o seu primo Mardoqueu, que a adotou como filha, ainda muito nova. Sua situação muda radical e surpreendentemente quando Deus a coloca em seu propósito divino, tornando-a rainha de uma grande potência mundial para salvar seu povo do perigo da destruição.

 Além de ser uma mulher muito bonita e atraente, Ester foi agraciada por Deus com muitas virtudes, que a tornaram uma mulher exemplar. Entre essas várias virtudes que ela possuía, quero citar 4 que se destacaram em toda a sua trajetória:

Amabilidade, Humildade Sabedoria e Coragem.
 
1. Amabilidade 

Ester não era só linda por fora, mas também por dentro. Como a bíblia relata em Ester 2:15, que diz: “Ester causava boa impressão a todos que a viam.”, Ester era uma mulher amável e transmitia isso às pessoas por onde passava. Haviam muitas mulheres bonitas que competiam pela posição de rainha, mas foi a sua atitude que a tornou diferente de todas elas e conquistou o coração do rei Xerxes.

Ela aprendeu a ser amável. Também podemos fazer como ela. Para isso, precisamos cuidar do nosso interior, assim como cuidamos do nosso corpo. Pois de nada vale ser bonita por fora se não é por dentro. A beleza é um atrativo, mas são as suas atitudes que te definirão. Que possamos ser amáveis em tudo o que fizermos, sejam em atitudes ou em palavras. A amabilidade é o fruto de uma vida guiada pelo Espírito Santo, então permita ser guiada por Ele. Mesmo quando as situações forem difíceis, seja amável!

2.Humildade 

Apesar de ser judia e humilde, e depois se ver como rainha em um lugar com uma cultura totalmente diferente do que viveu, Ester nunca cobiçou a glória e a riqueza da corte. Pelo contrário: conservou seu coração íntegro e cheio de temor ao  Senhor, mantendo sua fidelidade. Sua atitude durante o reinado, demonstra uma personalidade sólida e humilde, sendo capaz de habitar em dois mundos diferentes e continuar sendo ela mesma, o que foi do agrado de Deus torná-la um instrumento de salvação nas mãos d’Ele.

 E você, onde tem estado o seu coração?! Que sigamos o mesmo exemplo de Ester, não permitindo que o meio externo nos corrompa. Se Deus te fez prosperar e hoje você vive uma vida melhor e diferente de como viveu, jamais se esqueça de onde você veio e quem te tirou de lá. Pois costumamos a nos esquecer de quem éramos antes de Deus nos resgatar quando as coisas começam a ir bem na nossa vida. E com isso, afastamos o Espírito Santo por achar que somos autossuficientes e que tudo que conquistamos foi por nosso mérito. Como exemplo, Ester foi de pobre a soberana de um império gigante, mas manteve a humildade e o seu coração íntegro e nunca se esqueceu de quem era e de onde veio.

3. Sabedoria
 
Ester jamais agia precipitadamente. Deus deu sabedoria a ela para que agisse da melhor maneira e no momento certo para salvar seu povo. Ester sempre ouvia os conselhos das pessoas com mais experiências. E outro ponto importante: era paciente e esperava o momento certo para agir. Uma prova disso foi que, para revelar o plano cruel de Hamã, Ester organizou dois banquetes para agradar e ganhar o favor do rei Xerxes e escolheu suas palavras com cuidado, como escrito em Ester 7:3-4, que diz:
"Se posso contar com o favor do rei, e se isto lhe agrada, poupe a minha vida e a vida do meu povo; este é o meu pedido e o meu desejo. Pois eu e meu povo fomos vendidos para destruição, morte e aniquilação. Se apenas tivéssemos sido vendidos como escravos e escravas, eu teria ficado em silêncio, porque nenhuma aflição como essa justificaria perturbar o rei".

 Assim como Ester, também podemos ter a sabedoria de Deus, se recorrermos a Ele em oração. Antes de tomar qualquer decisão, consulte primeiramente a Ele, pois Jesus pagou um alto preço, rasgou o véu e nos deu livre acesso ao Pai. Quer favor maior do que esse?! Desfrute desse privilégio! Podemos evitar muito sofrimento se esperarmos a resposta de Deus antes de agirmos. E seja paciente ao aguardar a resposta de Deus, porque o tempo dele não é o mesmo nosso.

4.Coragem

E por fim, mas não menos importante, Ester precisou de muita coragem para cumprir com o propósito de Deus. A bíblia relata em Ester 4:11 que, entrar nos aposentos do rei sem que fosse chamado era crime e podia ser punido com a morte. Além disso, o rei já havia aprovado o decreto feito por Hamã antes mesmo de saber que ela era judia. Ester teria que escolher entre arriscar a própria vida para salvar seu povo ou salvar a própria vida e deixar que toda uma nação fosse exterminada. Sem hesitar, ela escolheu a primeira solução! Então pediu que todos os judeus jejuassem a seu favor por 3 dias e, em oração, fez o mesmo. Após esse tempo, Ester teve coragem para falar com o rei e ainda enfrentar o Hamã de frente. Deus vendo sua coragem, a abençoou. O rei a favoreceu e mandou matar Hamã, revogando o decreto a favor dos judeus.
 
Essa característica tem me constrangido bastante, porque muitas vezes é o que me falta e acredito para muitas também. O medo de arriscar nos impede de realizar os  propósitos de Deus na nossa vida, pois somos acostumadas a olhar para as nossas limitações, e quando o propósito d’Ele nos impulsionam a ultrapassar essas limitações, instantaneamente, pensamos em fugir ou desistir. Mas quero dizer que, assim como Ester, tenha coragem! Saiba que Deus está a nosso favor, e Ele precisa de um coração disponível e pés que queiram dar o primeiro passo para que você seja um instrumento nas mãos d’Ele. Se você não sabe fazer, Ele te capacitará. Se aos seus olhos é algo impossível, Ele irá fazer através de você. Basta confiar e se dispor!

Em 1 João 4:18 diz: “No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor lança fora todo medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.”



Todas nós "Ester's" temos uma missão e um propósito. e hoje quero saber,qual o seu?

Você foi achada neste tempo, neste século para ser uma agente de salvação.

Quão consciente você está disto?

Quem está morrendo ou padecendo perto de você, que sua missão pode ajuda-lo?

Não sabe? Jejue e alinhe-se à vontade do Pai. Ele vai te dizer.

Se aprofunde nesse amor!



Interpretação de Cintia Borges



                       Baixe aqui!! DOWNLOAD


You May Also Like

1 comentários