Academia de Mulheres. Tecnologia do Blogger.
  • Home
  • Dicas
  • Downloads
Academia de Mulheres

 
 
 
A gratidão é uma resposta a alguém, pela benevolência em nos favorecer. É mais do que dizer "obrigado", como Piper bem diz, é uma espécie de alegria, que acompanha o receptor diante do favor de outra pessoa.

O maior benfeitor que conhecemos e que poderia existir é o próprio Deus. Ele tem nos dado muitas dádivas. Na verdade, tudo o que temos, somos e podemos contemplar veio Dele.

"Porque nele vivemos, e nos movemos e existimos." (At 17:28)Diante disso, é fácil reconhecermos que precisamos ser gratas a Deus. Mas, nem sempre é fácil desenvolvermos um coração grato. O salmista pediu em sua oração:
 
"Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios." (Sl 103:2)

Somos fáceis em esquecer os benefícios do Senhor, daí que necessitamos estar sempre os trazendo à memória, relembrando o que Ele já fez e tem feito em nossas vidas, a fim de sermos gratas. Olhe para o passado, encontre nele vestígios do quanto já fostes abençoadas pelo Senhor, e seja grata! Bendiga a sua alma por tudo ao Senhor! Por tudo o que Ele tem feito e por tudo o que Ele é.

Somos tendenciosas a olharmos mais para as dificuldades do que para as bênçãos. Somos tendenciosas a nos concentrarmos mais no que não temos, do que para o que já temos. E assim, somos tendenciosas a reclamarmos mais do que agradecermos.

A ingratidão pode nutrir vários outros pecados em nosso coração, como a cobiça, inveja, murmuração, descontentamento, amargura, desânimo, autocompaixão, dentre outros.  A gratidão, todavia, nos leva a estarmos contentes e felizes, e é uma arma poderosa contra todos estes pecados.

A dificuldade em sermos gratas pode estar na falha da nossa cosmovisão quanto a nós mesmas. Em outras palavras, tudo começa a partir da forma em que eu me vejo.

Se eu vejo a mim mesma como uma pessoa boa, tenderei a me ver como merecedora. Verei as pessoas e o mundo como um meio de obter o que desejo, e viverei reclamando quando as coisas não acontecerem da forma que quero, inclusive, das circunstâncias difíceis, pois não as mereço. Mereço uma vida melhor, uma família melhor, uma casa melhor... mereço as bênçãos de Deus porque sou uma pessoa boa. Logo, me colocarei no lugar de vítima, quando for submetida a situações desvantajosas e terei raiva quando os outros tiverem o que não tenho, e conseguirem o que eu ainda não consegui.

Ao invés de me alegrar e ser grata pelo o que tenho, sempre encontrarei motivos para estar insatisfeita, pois na verdade, as coisas nem sempre acontecerão como queremos, por não sermos o centro do universo. Mas, a pessoa merecedora tende a se ver dessa forma.
 
Porém, se eu vejo a mim mesma como dependente e indigna da graça, me admirarei quando coisas boas me acontecerem. À luz do evangelho de Deus, encontramos o fiel retrato do que somos: pecadoras. Entendemos que ofendemos a Deus todos os dias com os nossos pecados. Como poderíamos, então, exigir coisas boas Dele?

 A única coisa que merecíamos era a condenação. O fato de existir uma saída para este estado se deve à graça de Deus, não à nossa dignidade. E o fato de termos as dádivas do Senhor também se deve à Ele, somente. Quando nos vemos dessa forma, dependentes e indignas da graça, nos maravilhamos com o tamanho amor do Senhor, em nos abençoar tão grandemente, todos os dias, quando o que mais merecíamos era a Sua ira.
 

O apóstolo Paulo exulta no início da carta aos Efésios:
"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo." (Ef 1:3)

Deveríamos ser o povo mais feliz do mundo por termos um Deus tão gracioso. Ele tem nos abençoado com toda sorte de benção espiritual, que estão além de toda riqueza e glória desse mundo.
Tudo o que conhecemos é graça! A nossa felicidade custou a morte do filho de Deus, que pela sua pobreza, nos torna ricos:

Pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo  rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos." (II Co 8:9)

A pessoa que se vê dessa forma, sempre será grata a Deus, mesmo diante das situações mais difíceis. Esta é a vontade de Deus, que em tudo demos graça (I Ts 5:18)

Vale salientar que a diferença entre as pessoas não está em que uma é boa e outra má. Todas as pessoas são más, a diferença entre elas é se enxergam isso ou não. Por isso, a nossa cosmovisão precisa ser moldada progressivamente à Palavra de Deus!

"E não vos amoldeis ao sistema deste mundo, mas sede transformados pela renovação das vossas mentes, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (Rm 12:2)

É comum encontrarmos pessoas que reclamam o tempo todo, do casamento, do emprego, dos filhos, da Igreja, e de n situações da sua vida. Todavia, a nossa mente deve estar sendo renovada pela Palavra, e não se encaixando aos moldes desse mundo. Precisamos nos permitir sermos transformadas por ela, dia após dia!

 Além de tudo o que já foi escrito acima, a gratidão tem a vantagem de glorificar ao Senhor. Ela tira a glória de nós mesmos e concentra em Deus, como diz John Piper, "a gratidão glorifica o doador. A gratidão reconhece a sua própria necessidade e a beneficência do doador."

Com a gratidão reconhecemos que somos dependentes de outro alguém, que tudo o que temos veio dele, e assim lhes damos glória.

Além das bênçãos espirituais, o Senhor também tem suprido as nossas necessidades, físicas, materiais, emocionais... Ele tem nos dado a sua presença, estado conosco todos os dias, e um dia viveremos com Ele eternamente!

Como podemos, enfim, agradecê-Lo? Exclamando para Ele o quanto somos gratas, em nossas orações, e acima de tudo vivendo uma vida de dependência e confiança. Não poderemos nunca retribuir ao que Deus fez, mas o que Ele pede de nós é a nossa vida, oferecida em sacrifício de amor.

Dedique para o Senhor todos os dias de sua vida. Comece o seu dia, não pensando no que tem que fazer, mas agradecendo por ter acordado, e por ter o que fazer. Inicie a sua semana sendo grata pela semana, dias e anos que Ele tem te sustentado. E quando vierem os motivos para reclamar, se lembre: "Eu não sou o centro do Universo, nem tudo vai acontecer da forma que quero, mas quero louvar ao Senhor porque Ele tem cuidado da minha vida e nada foge do controle Dele." E então, ame-O intensamente, como se estivesse sempre diante de alguém que salvou a sua vida, porque, afinal, foi isso o que Ele fez.

Thayse Fernandes _ Teologia e Feminilidade

 

 
13:45 No comentários

 
 



Livro de Hebreus

 
CURIOSIDADES DE HEBREUS

O autor de Hebreus não se identificou pelo nome, no livro. Ele conhecia Timóteo (13:23) e possuía sólido entendimento do Velho Testamento. Muitos estudantes da Bíblia acreditam que foi Paulo quem escreveu Hebreus, mas outros argumentam que esse autor não era um dos apóstolos (veja 2:3).
Provavelmente, o máximo que podemos concluir com certeza é que o autor era inspirado. Embora alguns incluam o livro de Hebreus entre os escritos do apóstolo Paulo, a certa identidade do autor permanece um enigma. Em falta está a saudação habitual de Paulo que pode ser encontrada em suas outras obras.
Hebreus foi escrito claramente para os conhecedores das Escrituras do Velho Testamento e, especialmente entendidos dos sacrifícios da Velha Lei. É evidente que os leitores pretendidos eram judeus cristãos (por exemplo:3:1; 4:14-16).

Independentemente de qual mão humana segurou a caneta, o Espírito Santo de Deus é o autor divino de toda a Escritura (2 Timóteo 3:16); portanto, Hebreus fala com a mesma autoridade canônica como os outros sessenta e cinco livros da Bíblia.
Umas das mais importantes fontes para estudo dos hebreus é a bíblia, em particular o Antigo Testamento. Alguns fatos nele narrados foram confirmados por pesquisas arqueológicas. Por meio dos estudos críticos da bíblia e de pesquisas arqueológicas soubemos, por exemplo, que, no princípio, os hebreus viviam nas redondezas da cidade de Ur, na Mesopotâmia. Eram pastores e deslocavam-se constantemente em busca de água e pastagens.
 
Os hebreus eram um povo de origem semita (os semita compreendem dois importantes povos: os hebreus e os harabés). termo hebreu significa ''gente do outro lado do rio'', isto é, do rio Eufrates.
Os Hebreus haviam sofrido alguma perseguição, como resultado de sua fé e alguns, provavelmente desanimados por suas tribulações ou em dúvida sobre seu compromisso com Cristo, estavam pensando em voltar para o judaísmo. Outros já tinham deixado de reunir-se com seus irmãos (10:19-39). Como no caso da identidade do autor, não podemos dizer com certeza onde estas pessoas viviam, mas muitos estudantes da Bíblia favorecem Jerusalém ou Roma como possíveis destinos para a epístola (veja 13:24).
 
Como foi sugerido no início deste artigo, o tema de Hebreus é a superioridade de Jesus Cristo. Vemos reforço de que JESUS é superior aos anjos, Moisés, Josué e Arão (capítulos 1, 3, 4 e 7, respectivamente). Não somente Jesus é um Legislador e Sumo Sacerdote superior, mas sua aliança é superior à Aliança Mosaica (capítulos 8-10). De fato, “melhor” é a palavra chave do livro (1:4; 7:22; 8:6)
 

INTRODUÇÃO AOS HEBREUS:

Temos aqui a linda expressão da testificação de que nossos antepassados aprenderam sobre Deus através de profetas, mas nós temos aprendido de Deus por meio de Jesus Cristo.

A parte mais maravilhosa está na expressão: “O qual, sendo pelo resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder. ” Todo universo e tudo o que há esta sustentado pela sua palavra. UAU! eu me maravilho com essa palavra.

O tema de Hebreus é a superioridade de Jesus Cristo. Jesus não é só um outro porta-voz; Ele é muito superior em natureza aos profetas que o precederam. Ele não é somente Criador e Redentor (Hebreus 1:2-3); Ele é também Divindade. Ele não é a mesma pessoa que o Pai, mas ele é a “expressão exata” do Pai e, assim, participa da natureza eternal do Pai! Escreva isso em algum lugar: Ele é a expressão exata do Pai.

HEBREUS 1 – JESUS É SUPERIOR A TUDO E TODOS

Versículos-chave: Hebreus 1:1-2: "Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo."

Aqui em Hebreus os anjos são chamados de seres ministradores enviados para servir os que são salvos. Eles nos apoiam e ajudam por comando de Deus. Lembro-me do salmo 91 que aos anjos Deus dá ordem ao nosso respeito. Jesus é maior que os anjos. 

HEBREUS 2 – NÃO NEGLIGENCIE A PALAVRA

Hebreus 2:3: "...como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação?…" Forte! Real!

Nós seremos indesculpáveis pois temos da parte de Deus essa revelação que vem pelo Espirito Santo.  Essa salvação foi anunciada por Jesus e Deus deu testemunho dela por meio de maravilhas, milagres e dons do Espirito Santo a nós distribuídos.
Jesus foi coroado de honra e gloria por ter sofrido a morte, pela graça de Deus, em favor de todos.

Em Isaias tudo havia sido revelado. Jesus participando como homem de carne e sangue derrotou o poder da morte e nos justificou mediante a cruz.  E não fica a menor dúvida :         
 
·         O Jesus falou inicialmente (HB2:3). Durante seu tempo aqui na terra, Cristo disse: “Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue; a própria palavra que tenho proferido, essa o julgará no último dia. Porque eu não tenho falado por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, esse me tem prescrito o que dizer e o que anunciar” (João 12:48-49).
HEBREUS 3 –JESUS É SUPERIOR A TUDO E TODOS.

Ele é a supremacia de todos que vieram antes dele. Aqui à uma comparação entre Moises e Jesus, mostra Deus como Edificador, Moises deu bom testemunho do que seria dito no futuro, mas Jesus é fiel como filho de Deus .

Adverte-nos que não endureçais seu coração mediante a esta palavra, mas encorajem, uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama hoje. De modo que nenhum de vocês fiquem endurecidos pelo pecado. Somos novas criaturas, nascemos em Cristo Jesus, não andamos pela lei, mas pela graça que nos faz sermos ainda mais vigilantes por causa de Jesus.

Moises conviveu com um povo rebelde e Deus se irou com eles por 40 anos, essa irá os proibiu de entrar na terra prometida, por sua dureza de coração e incredulidade. Não sejamos como estes.
 
 

HEBREUS 4 – DESCANSANDO EM DEUS


Hebreus 4:14-16: "Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemos-nos com toda a firmeza à fé que professamos, pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado.

Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade."

Apegue-se a sua fé: Ele nos chama para isso. Ele é nosso sumo sacerdote. Podemos resistir a aflição, ao pecado, ao desanimo a perseguição.

HEBREUS 5 e 6 – PERIGO DA IMATURIDADE e CONVITE PARA A VIDA ADULTA

Jesus é nossa fonte de Salvação.
Todos os cristãos começam suas vidas espirituais como “bebês” em Cristo, mas precisam crescer para amadurecer (6:1). Permanecer crianças espiritualmente  pode resultar em afastar-se de Cristo (6:4-6). O cristão que rejeita Jesus está na realidade agindo justamente como aqueles que realmente crucificaram Jesus! Ele crucifica Jesus de novo e o envergonha abertamente. Se um cristão rejeita Cristo, que mais o evangelho oferece para levá-lo ao arrependimento?

Mas que garantia têm os cristãos de que, depois que tiverem trabalhado diligentemente e suportado as tribulações pacientemente serão, de fato, salvos da eterna destruição?

Quando Abraão pacientemente suportou, obteve o cumprimento da promessa, porque a palavra de Deus é imutável. O exemplo de Abraão é um forte encorajamento para aqueles que estão agora confiantes em que Deus lhes dará a vida eterna, como ele prometeu àqueles que o obedecem

O escritor de Hebreus menciona continuamente a superioridade de Cristo e nos diz que Jesus Cristo é melhor do que aquilo que qualquer mera religião tem a oferecer.

Há várias advertências solenes às quais devemos prestar atenção. Há o perigo da negligência (Hebreus 2:1-4), o perigo da incredulidade (Hebreus 3:7 - 4:13), o perigo da imaturidade espiritual (Hebreus 5:11-6:20), e outros que veremos no próximo capitulo.

ATENÇÃO:
Jesus Cristo é superior aos mensageiros do Antigo Testamento. Ele é o Criador e Sustentador do universo, o Rei soberano, e o Herdeiro de todas as coisas. Ele é o eterno Deus que merece a nossa obediência e adoração. Jamais devemos negligenciar a palavra que ele revelou na Nova Aliança.
–por Dennis Allan
 
 
·         Perguntas para estudar:

·         Estavam os cristãos hebreus crescendo espiritualmente?

·         É possível a um cristão afastar-se de Cristo?



Fontes: Estudos Bíblicos estudosdabiblia.net
EB_ educação Bíblica


 
 
13:18 1 comentários
Novas Postagens
Postagens Antigas

Sobre Mim

About Me
.

Arquivos do Blog

  • ▼  2018 (47)
    • ▼  11/11 - 11/18 (2)
      • Gratidão_ COMO OBTER UM CORAÇÃO GRATO
      • Estudo de Hebreus
    • ►  11/04 - 11/11 (1)
    • ►  10/28 - 11/04 (1)
    • ►  10/21 - 10/28 (1)
    • ►  10/14 - 10/21 (3)
    • ►  10/07 - 10/14 (3)
    • ►  09/30 - 10/07 (3)
    • ►  09/23 - 09/30 (8)
    • ►  09/16 - 09/23 (6)
    • ►  09/09 - 09/16 (5)
    • ►  09/02 - 09/09 (6)
    • ►  08/26 - 09/02 (8)

Marcadores

  • Antigo Testamento (20)
  • Mais tempo com Deus. (1)
  • Novo Testamento (5)
  • Página Inicial (23)

Siga-nos

Created with by ThemeXpose